Blogueir@s, Redes Sociais e Cultura Digital discutem atividades para 2012

Blogueir@s, ativistas nas Redes Sociais e Cultura Digital se reuniram na noite de 27 de dezembro no Centro de Curitiba para comemorar um ano de muitas vitórias do nosso movimento e planejar as atividades para o próximo ano.

Entre uma cervejinha brasileira e uma vodca russa, entre uma piada e um assunto sério, os mais de 20 participantes listaram os desafios que
nos esperam nos próximos anos e chegaram à algumas conclusões.

Em 2012 teremos  III Encontro Nacional, nos dias 25, 26 e 27 de maio, em Salvador, Bahia, e o II Encontro Mundial, nos dia 25, 26 e 27 de outubro, em Foz do Iguaçu,  Paraná. A participação dos paranaenses nestes encontros devem ser maiores e massivas, não só como “ouvintes”, mas também na qualidade de organizadores dos mesmos, cujos membros paranaenses das respectivas comissões organizadoras serão indicados pelo Blogueir@s do Paraná.

Muito se discutiu sobre a necessidade de mudança no formato dos encontros de blogueir@s, privilegiando a participação e o protagonismo d@s própri@s blogueir@s, redes sociais e cultura digital, com oficinas, grupos de trabalho, rodas de cultura e lazer que integrem e unifiquem ainda mais @s blogueir@s do estado e do país.

As várias regiões do Paraná se mobilizam para organizar seus encontros regionais como proposto tanto pelas comissões organizadoras Estadual e Nacional dos Encontros de Blogueir@s, como pelos participantes paranaenses do I Encontro Mundial em Foz de Iguaçu, publicado na página de Propostas deste ParanáBlogs.

A comissão organizadora estadual irá dar todo o apoio aos encontros regionais, assim como estará presente nos mesmos, ajudando a circulação de informações e a troca de experiências entre as regiões.

Decidiu-se que serão realizados todos encontros regionais em que houver iniciativa e  organização local para tanto. Propõe-se que estes encontros regionais aconteçam no mês de março de 2012 e que em Abril de 2012 realizemos em Foz do Iguaçu o II Encontro de Blogueir@s, Redes Sociais e Cultura Digital no Paraná para que os participantes de cada região possam conhecer seus colegas de outras regiões, trocar informações e experiências e debater uma política de comunicação independente e alternativa para o Paraná e o Brasil.

Os temas sugeridos originalmente em nossa página de Propostas, a saber:

  • Democratização das comunicações:
    – Como @s blogueir@s podem contribuir concretamente para a Democratização das Comunicações no Brasil?
  • Neutralidade na Rede:
    – Como o fim da neutralidade da rede poderá prejudicar @s blogueir@s, redes sociais e cultura digital e favorecer grandes portais e empresas na Internet?
  • Situação Regional:
    - Como @s blogueir@s podem se articular para defender suas propostas de Democratização das Comunicações a partir dos locais onde atuam?

foram reafirmados pelos participantes da reunião, ao mesmo tempo que ressaltaram a necessidade de cada região eleger seus temas específicos de forma democrática, plural, autônoma e descentralizada.

Debatemos e reafirmamos a necessidade do Movimento de Blogueir@s no Paraná manter seu caráter horizontal, amplo, aberto, plural, democrático e independente de partidos políticos, governos, empresas, sindicatos e outros movimentos com quem mantém relações de parceria e cooperação baseadas na autonomia e respeito mútuos.

Aprovamos ainda:

- a realização de uma atividade de apresentação do livro “A Privataria Tucana” com a presença do autor Amaury Ribeiro Jr., além de outras autoridades que investigaram o caso da privatização do Banestado e os esquemas que usaram o banco estatal paranaense para lavagem de dinheiro.

- a publicação de um livro com os melhores posts, artigos,  d@s blogueir@s paranaenses em 2011 e o papel da blogosfera nas comunicações no estado e no país.

- participar, apoiar e estimular debates sobre a criação de um Jornal Público Nacional (que não seria nem estatal nem privado, mas mantido pela própria comunidade de jornalistas e blogueir@s que o fundarão) para discutir os grandes temas nacionais e quebrar com a censura privada imposta pelos meios de comunicação comerciais e patronais.

- fazer do ParanáBlogs um agregador de blogs do Paraná.

- apoiar o desenvolvimento e o lançamento do Blogoosfero (prevista para janeiro de 2012).

2 Trackbacks to “Blogueir@s, Redes Sociais e Cultura Digital discutem atividades para 2012”

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 325 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: