Folha “esquece” tentativas de seqüestrar filhos de Lula e ataca Itamaraty por concessão de passaportes diplomáticos à família do ex-presidente..

Por Carlos Marques, de São Paulo


Incansável em sua tentativa de atacar Lula, Opfhir Cavalcanti presidente da OAB de São Paulo e a Folha de São Paulo fingem que ignoram suas próprias reportagens e constróem matérias sensacionalistas.

Sem mais nada para acusar Lula, os incansáveis Ophir e Otavinho ( que ganhou o “jornalão dë graça do seu papai) , querem atacar a concessão de passaporte diplomático aos filhos do então presidente.

Para isso, sem mais nada o que falar do ex-presidente, o herdeiro da FOLHA mandou por na primeira folha uma enorme manchete como se isso fosse um grave problema…

Ora, “seu” Otavinho…Tenha a santa paciência…

E por favor, “doutor” Ophir, não esqueça das leis….

Passaporte diplomático de familiares de governantes são uma necessidade, em qualquer país do mundo e não um luxo. como vocês estão querendo dar a entender…

E eles devem ser concedidos, segundo a legislação, exatamente nesses casos, de interesse nacional”, pois em jogo está a segurança de familiares do  presidente de república.

Ou será que a segurança dos familiares do governante não é do interesse do país?
Pode ser independente em suas decisões e corajoso e íntegro um governante que a todo momento temesse pela vida de sua mulher, de seus filhos e netos???

Ou será que, para a FOLHA, a idéia é essa mesmo: quanto mais inseguro for o presidente do Brasil, melhor?

Ou será que para o FOLHA,  bons presidente e ministros são aqueles que de medo, tremendo, tirem os sapatos e chinelos na hora de entrar nos EUA, como fazia Celso Lafer, ministro de FHC, na frente de qualquer guarda de aeroporto?

Ophir Cavalcante e Otavinho “esqueceram” as tentativas de seqüestro dos filhos de Lula e o assassinato do tenente EB Acir Tomasi?

Nós não esquecemos…

É por essas e outras que a FOLHA só vai de mal a pior em termos de circulação: mente muito, “esquece” muito e manipula muito…

Dá nisso: o povo pára de comprar!

Ora, “seu”Otavinho, fala sério!

A própria FOLHA já mostrou que Fernandinho Beira-Mar teria ordenado o seqüestro do filho de Lula, Luiz Fabio, em 2007 em matéria assinada por Hudson Correia e Diana Brito de 04.01.11.

Mas em sua matéria de desgaste de Lula com o assunto do passaporte diplomático, não faz a necessária conexão entre medidas de segurança especiais para os familiares do presidente e os  riscos dessa posição.

A intenção é que, para os leitores menos avisados, passar a idéia de que trata-se de “um privilégio” injustificado e não de uma razão de segurança, que envolve não só a família do governante mas a própria segurança nacional, pois um presidente sem segurança é mais vulnerável em suas decisões…. Inclusive sobre a segurança do país.

Vejam as reportagens e vejam como é manipuladora, “sacana”, a cobertura da FOLHA sobre esse fato corriqueiro.

http://www.jornalopcao.com.br/colunas/imprensa/jornais-ignoram-trama-pra-sequestrar-filho-de-lula

http://www1.folha.uol.com.br/poder/854497-fernandinho-beira-mar-tramou-de-presidio-sequestro-de-filho-de-lula.shtml

Ou seja ela publica os assuntos separados em folhas separadas, para enganar pelo menos aqueles que virem só a matéria dos passaportes.

Se alguém reclamar , ela pode dizer: “mas nós publicamos a matéria da tentativa de seqüestro…”

A FOLHA esqueceu completamente ainda que outra tentativa de seqüestrar o outro filho de Lula, Sandro Luiz, por bandidos fortemente armados resultou no assassinato a sangue frio de um sub-tenente do Exército Brasileiro chamado Acir Jose Tomasi, , que fazia a segurança dele, no dia 04 de janeiro de 2003.

Ou seja, tem ou não tem razão, o governo federal , em proteger a família do presidente se, no quarto dia de seu primeiro mandato, por uma estranha coincidência, “desconhecidos” fortemente armados quiseram roubar logo o Vectra que transportava Sandro Luiz Lula da Silva com dois seguranças dentro,  no mesmo dia em que o presidente foi a Washington para ter seu primeiro encontro com George Bush?

Veja o leitor a coincidência: o presidente viajando para Washington no “Sucatão”, no quarto dia de seu primeiro mandato, no dia 04 de janeiro de 2003, para encontrar George W.Bush,  o homem mais poderoso do mundo…

De repente, recebe pelo rádio a noticia que mataram um dos dois tenentes do Exército que faziam a segurança de Sandro, seu filho.

E feriram gravemente o outro…

Foi tudo coincidência?

Uma fatalidade?

Ou é mesmo não só necessário como indispensável que o Governo Federal tome todos os cuidados de segurança , inclusive emitindo passaportes diplomáticos para seus familiares, para que o chefe de estado tenha liberdade para tomar medidas a favor do Brasil? ,

Como por exemplo aquelas que Lula tomou para defender a punição que conseguimos impor na OMC ao protecionismo dos EUA nas questões da concorrência desleal com relação a entrada do nosso suco de laranja, do  nosso aço, do nosso algodão e dos nossos aviões da Embraer no mercado americano.

O certo é que o artigo do Matheus Leitão na FOLHA ( será parente da Míriam? ) simplesmente  esqueceu a reportagem da própria FOLHA sobre a segurança dos familiares do presidente e as tentativas de seqüestro de seus dois filhos, que ela mesma noticiou!!!

Êta  repórterzinho esquecido essi, genti!!!

Ophir e Otavinho, isso dá câncer!

Pára de ser mesquinho Otavinho! Pára de ser puxa-saco da FOLHA e do Serra , Ophir!

Qual é a comparação entre o custo de um passaporte diplomático e a receita com a nossa liberdade de exportar suco de laranja para os EUA como mandam as regras da OMC?

O que custa um passaporte diplomático para os familiares de Lula se compararmos com o que ele conseguiu com suas viagens e sua política exterior que nos deu a oportunidade de colocar o Brasil no lugar que sempre deveria ter tido, como uma das nações maiores do planeta e acabar com esse “complexo de vira-latas” que a mídia desde sempre quis que nós carregássemos em nossa consciência?

Pára, Otavinho, com essa obsessão e com esse ódio com relação ao Lula!

Isso dá câncer, cára!

Aceita a vontade do povo, Ophir! Não existe terceiro turno, cara!

Tá dando na vista essa sua obsessão de agradar a FOLHA para conseguir publicidade grátis!

Alô Matheus Leitão: faz o seguinte: pega o seu notebook e digita aí “seguranças do filho de Lula assassinados” e veja só o que aparece.

E pára de fazer matéria “por encomenda”, cara!

E se Você receber “encomendas” do patrão, “coleginha”Matheus, não abra mão de nosso direito e da nossa obrigação de como profissionais da informação, de analisarmos o fato de todos os pontos de vista….E não ficar parecendo um bobão, um escravo, que escreve só o que o seu “sinhôzinho” mandou…

Precisamos de um Conselho Federal de Jornalismo, já!

Me desculpem, mas diz o ditado popular que “Quem pariu Matheus que o embale” ….

Esse assunto estava esquecido, mas a falta de ética de Matheus Leitão e de seu “sinhozinho” Frias, ao tratarem do caso do passaporte de familiares do ex-presidente da republica, foi demais prá mim!

Mateus e Tavinho: vocês deixaram a bola quicando na porta do gol!!!E eu não resisto, é mais forte que eu…

É por essas e outras que precisamos urgente da criação de um Conselho Nacional de Jornalismo, como já possuem os médicos, os engenheiros, os veterinários, os corretores de imóveis, advogados e dezenas de outras profissões…

Com um Conselho disciplinando a ética do exercício da profissão, jornalistas não poderiam cometer nem serem pressionados a cometerem “esquecimentos” iguais ao do coleguinha Matheus…

Com um conselho de jornalismo, quando um patrão “encomendasse” uma matéria que ferisse o Código de Ética e falasse mentiras, “abobrinhas”, calúnias ou até esse tipo de “fofoca”, o profissional; poderia dizer : “Chefe, eu não posso fazer isso, pois o código de ética proíbe…”

Precisamos urgente de criar nosso conselho de classe, para regular o exercício de nossa profissão. E nossos patrões, os donos de jornais, não tem nada a ver com isso! Eles tem a ANJ, tem a SIP, tem a ABERT, tem um monte de sociedades e organizações para defender seus direitos.

Nós precisamos de um conselho para zelar pelo exercício correto de nossa profissão!

Pelo CONFEJOR já e por conselhos regionais, também!

Se existem os CREAs e o CONFEA, os CRMs e o COFEME, porque não podemos criar os CREJ nos Estados e o CONFEJOR a nível nacional?

Aproveitando a ocasião: atenção Doutor Ophir Cavalcante, o senhor que é presidente da OAB/SP é contra que exista um Conselho Regional de Jornalistas de São Paulo e um Conselho Federal de Jornalismo, como existe a OAB Nacional?

Onde está a proibição ou a ilegalidade nisso, “Dr Ophir?

Como se explica que a criação de nosso conselho, que existiria para regulamentar nossa profissão, como qualquer outra, pudesse ter sido “vetada” em 2003…exatamente pelos donos de jornais??

Já imaginaram se os donos de construtoras tivessem o poder de vetar a criação dos CREAs?

Ou os donos dos hospitais pudessem vetar a criação do Conselho Federal de Medicina, que fiscaliza seus atos? Ou se os donos de grandes escritórios de advocacia pudessem vetar a criação da OAB SP e da OAB Nacional?

Ah…Esse Brasil precisa mudar muito…

Dono de Jornal é só mais um patrão, gente!
Não é Deus!!

Ética no Jornalismo, Já!

Chega de usar jornal como lata de lixo e os ouvidos e a consciência dos leitores como penico!

Por favor, Otavinho! Por favor “doutores” Mesquitas e Marinhos!

Sejam éticos e deixem as pessoas que ainda trabalham para Vocês serem éticos também!

Leia também:

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI114495-EI306,00-Enterrado+o+corpo+de+seguranca+do+filho+de+Lula.html

http://www.jornalopcao.com.br/colunas/imprensa/jornais-ignoram-trama-pra-sequestrar-filho-de-lula

http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=69572

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: