Superação da organização de SP: evento de maior audiência dos blogueiros progressistas

Por Sérgio Telles, do RioblogProg

Ir ao I Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas de SP, para mim, reunia um misto de várias sensações, muitas ligadas ao prazer de estar entre vários de meus melhores amigos, outras no sentido de conferir o resultado após uma odisséia de trancos e barrancos, muitas idas e vindas, quase desistência em diversos momentos, viradas de noite seguidas de diversos organizadores, enfim, uma verdadeira vitória de quem realmente assumiu o compromisso e o honrou com toda a dedicação.
O resultado foi simplesmente maravilhoso.

Sexta ainda estava no Rio, pude acompanhar a abertura por streaming, exceto o pocket show do excelente Fabrício Ramos, que já conhecia pelos shows que ele sempre oferece à militância por Twitcast. Reconhecido pela própria organização, a ausência de uma atividade de maior conteúdo e o trânsito caótico de SP tornaram a noite de sexta relativamente descartável, pouco efetiva em relação ao trabalho que deu a todos, especialmente considerando que as pessoas trabalham e precisavam deixar tudo pronto.

Cheguei sábado muito cedo, muitas coisas ainda estavam acabando de ficar prontas. A organização tentava superar a dificuldade de ter tido recursos apenas nos últimos dias pra produzir belos materiais, lindas faixas e cartazes que infelizmente não puderam estar disponíveis com antecedência para poder atrair mais pessoas em universidades, em escolas, em sindicatos. Nesse momento, chegavam diversos companheiros de todos os cantos do Brasil, alguns convidados do evento, outros tal como eu, prestigiando a qualidade do que viria pela frente. E veio.

O local, Assembléia Legislativa de São Paulo, mesmo passando por uma reforma, era um maravilhoso local, com estacionamento, estrutura ampla, recursos, que permitiram conforto a todos que compareceram. Fica bem próxima ao Aeroporto de Congonhas e junto ao Parque Ibirapuera, uma região sossegada no meio de uma cidade tão gigante.

Na primeira mesa, Bia Barbosa (Intervozes), Sergio Amadeu (professor) e Rachel Moreno falaram de temas completamente distintos, em explanações com excelente qualidade, todas muito enriquecedoras. A Rachel Moreno destacou-se por expor a opressão da mídia sobre o nosso comportamento social e individual, sobre nossas escolhas. Muito bem pensado ter chamado ela, mostra como devemos combater o “pensamento único” muito além apenas da política, mas em todos os campos, nas artes, cultura, costumes, comportamento, esportes…

Ainda antes do almoço, aconteceu o ponto mais alto do evento, com a presença dos deputados federais Luísa Erundina (PSB) e Paulo Teixeira (PT), além do deputado estadual Antônio Mentor. Falaram do lançamento da Frente Parlamentar Mista da liberdade de expressão e do direito à comunicação, a ser lançada nessa terça-feira (19) em Brasília, bem como de sua versão estadual, que também será implantada. Os parlamentares prestigiaram os presentes com ótimas argumentações. Quando todos já se preparavam pra ir almoçar, eis que adentra o auditório Paulo Henrique Amorim, que chegou de surpresa. Convidado à mesa, Amorim colaborou para que a hashtag #blogprogsp chegasse ao segundo lugar no TrendingTopics Brasil do Twitter e que a transmissão online atingisse a 2500 pessoas simultaneamente, um sucesso absoluto para os padrões de internet e especialmente em eventos de blogueiros progressistas.

Após o almoço excelente, aonde o único senão era uma certa distância em relação ao local do encontro, o que acabou resultando no aumento do atraso das atividades, houve uma mesa com o blogueiro Eduardo Guimarães, os professores Laurindo Leal Filho e Hélio Paz, e, por definição do próprio, debochado Beto Mafra, grande articulador de militâncias virtuais. A mesa foi excelente, com destaque para a apresentação do projeto portoalegre.cc pelo gaúcho Hélio, muito competente em sua explanação.

Para fechar o dia, na verdade já no início da noite, houve o debate sobre Proteção Jurídica na Blogosfera, importantíssimo tema que foi tratado pelo pessoal da ADENTRE, Associação de Direito do Entretenimento e da Comunicação Social, além do juiz Marcelo Semer. O tema é importantíssimo e foi muito bem abordado, segundo os participantes (eu a essas alturas já estava cansado e não acompanhei a maior parte desse debate).

A noite, diversos dos grupos presentes saíram pela agitada noite de São Paulo, que vivia a Virada Cultural. Fui com parte da Comissão Organizadora até o Bar Roda Viva, na Vila Madalena, e foi muito divertido, muita conversa e muitas músicas ao vivo de Chico Buarque.

Domingo começou com a realização de 4 oficinas, sobre temas de grande demanda dos blogueiros e dos ativistas virtuais em geral – sustentabilidade financeira, educação, mídias sociais e comunicação comunitária. As que eu escolhi assistir, Dimas Roque (Notícias do Sertão) fez uma bela exposição sobre como ele mantém na cidade de Paulo Afonso um site com mais de 17 mil visitas diárias, constituindo uma empresa de comunicação, belíssimo exemplo de empreendedorismo. Já a oficina de mídias sociais, apresentada pela incansável e até heróica Paula Marcondes, da Rede Liberdade, pela “russa” Kátia Figueira, do MVPT e pelo corretíssimo Arnóbio Rocha, do Teia Livre, expôs as principais instrumentações dos ativistas virtuais, com excelentes dicas mesmo para usuários experientes, como eu, além de mostrar experiências interessantes que cada um deles representa. As oficinas foram abertas para a escolha livre dos participantes (excelente idéia), todas tiveram um bom público, e tiveram bastante repercussão para a retirada de propostas, que foram levadas à Assembléia final do encontro, que foi realizada a seguir.

Ao final, um balanço do encontro por toda a comissão organizadora e o encerramento que foi no Villa Fiore, almoço seguido de uma ótima roda nos jardins desse restaurante, com muitas fotos, abraços e histórias. Um final gostoso e diferente, muito bom!

Infelizmente, como visitante tive que partir ainda antes do final, a conversa tava boa mas chegava minha hora. Junto com Dimas Roque, fui levado pelo sempre ultra-prestativo Geison Gunnar, da Rede Liberdade, que após fazer um tour pela Av. 23 de Maio nos 2 sentidos, nos entregou no aeroporto e seguiu viagem pra sua casa.

O evento deixou uma ótima impressão, especialmente, pela presença de um grupo de paulistas bastante renovado, muitos projetos que evoluíram significativamente, e mais uma enorme demonstração de força dos blogueiros progressistas, demonstrando que estão muito além de um grupinho que só se junta por motivos eleitorais, como muitos opositores andaram tentando dizer por aí. A força e a união dos blogueiros está cada vez mais intensa, e os grandes e pequenos blogueiros que não estiveram lá, pelos mais diversos motivos, saibam que foram muito bem representados por todos.

Faço uma menção especial ao Cido Araújo, que foi a alma desse encontro, por toda a luta e dedicação, pelos desabafos pessoais e conversas que tivemos ao longo de todo esse tempo até rolar, só quem sabe o que o Cido passou é que percebe como esse evento superou todas as expectativas. Esperamos agora que ocorra mais crença por parte de todos, que a competência os blogueiros possuem, não somos apenas cornetadores virtuais, temos sim muita capacidade de realizar e de prestar serviço à sociedade, como mais uma vez fizemos!

Convido a todos a estar conosco, aqui no Rio, nos dias 6, 7 e 8 de maio, aonde realizaremos o nosso encontro estadual, que está prometendo ser mais um grande evento, um enorme “esquenta” para o encontro nacional, em junho! Inscrevam-se, ajudem a divulgar e participem, façam história junto conosco!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: