Beto Richa consegue na justiça manter censura ao blogueiro

Por André Vieira

Vemos nesse caso o governador do Estado do Paraná, sr. Carlos Alberto Richa, utilizar-se do Poder Judiciário para impedir a divulgação de notícias e opiniões que considere negativos ao seu empreendimento político. E de fato tem conseguido este flagrante abuso, uma vez que nenhum fundamento razoável vem sendo defendido para que se sustente esse tipo de medida, que é a de impedir o funcionamento do sítio do jornalista Esmael Moraes.

Imaginemos o que aconteceria caso a presidenta Dilma resolvesse acionar judicialmente um veículo de comunicação qualquer e obtesse esse tipo de censura?

Que escândalo não fariam? Mesmo que se tratassem das conhecidas calúnias que a direita costuma reverberar em seus meios, certamente a medida judicial seria vista como um caso de autoritarismo explícito.

Como no caso do Paraná se trata de um governo da direita, em que o aparato midiático está à disposição para esquecer as críticas e deitar elogios, esse abuso pode ser cometido sem que a opinião pública perceba a gravidade do fato.

Existem sérios questionamentos que comprometem a legitimidade do atual governador.

O governador age para que a sociedade não tome conhecimento desses fatos, com base em ações fracamente fundamentadas que produzem um grave atentado à liberdade individual de expressão e comunicação, garantia fundamental do Estado de Direito.

Esse é um péssimo sinal para a política paranaense. Se já começamos dessa forma, dá para imaginar o que se pode aguardar até o final desse mandato, que é um retorno aos anos neoliberais.

Do blog do Altamiro Borges – http://altamiroborges.blogspot.com/2011/05/justica-mantem-censura-blogueiro-do-pr.html?spref=tw
e no Conversa Afiada (Paulo Henrique Amorim): http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/05/05/o-governador-richa-consegue-justica-mantem-censura-a-blogueiro/

Justiça mantém censura a blogueiro do PR


O juiz Austregésilo Trevisan, da 17ª Vara Cível de Curitiba, a pedido do governador Beto Richa (PSDB), decidiu manter ontem (4) a censura ao jornalista Esmael Morais, proprietário do “Blog do Esmael” (http://esmaelmorais.com.br).


Fora do ar há 28 dias, o “Blog do Esmael” é uma das principais páginas no Paraná especializada em política e cidadania. Esmael Morais informa que seus advogados vão recorrer ao Tribunal de Justiça nas próximas horas.


O blogueiro é alvo de uma ação por danos morais em virtude de postagens que fez denunciando o uso de caixa 2 pelo tucano nas eleições de 2008, quando foi reeleito prefeito de Curitiba. Richa alega ter sofrido “abalo emocional” com as críticas recebidas pelo site.


Além de destacar o caixa 2 tucano, o blog vinha criticando o nepotismo no governo do estado e o aluguel de helicópteros, sem licitação, no valor de R$ 2 milhões pelo período de três meses.


“É um absurdo que minha página pessoal esteja censurada. É caso único no país, um atentado à liberdade de expressão em pleno Estado de Direito Democrático”.


O blogueiro censurado nega que tenha ofendido pessoalmente o governador Beto Richa. “Eu nunca me interessei por questões pessoais de ninguém. O meu blog sempre discutiu e vai continuar discutindo política, políticas públicas e cidadania”, afirma.


Morais garante que está sendo vítima de uma implacável perseguição política promovida pelo governador paranaense. “O que eu publiquei os demais órgãos de imprensa também publicaram fartamente”, ressalta.


Por solicitação de Richa, o “Blog do Esmael” já foi retirado do ar quatro vezes pela Justiça. “Atrás da máscara de bom moço, está um governador rancoroso e autoritário que não suporta o exercício do contraditório”, critica.


Nas eleições de 2010, Beto Richa censurou pesquisas de opinião realizadas por institutos nacionais como Datafolha, Vox Populi e Ibope. Também investiu contra reportagens em revistas, jornais e portais de notícias.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: