Para CPT-Amazonas o Estado é omisso e inoperante!

DIANTE DO ASSASSINATO DE ADELINO RAMOS, CUJA NOTÍCIA RECEBEMOS COM INDIGNAÇÃO E, DIANTE DOS INÚMEROS CONFLITOS QUE A CPT TEM ACOMPANHADO E DENUNCIADO, VIMOS RESPONSABILIZAR O O ESTADO BRASILEIRO, O ESTADO DO AMAZONAS  PELA OMISSÃO DIANTE DO CLAMOR DOS TRABALHADORES DO CAMPO.

Estamos diante de um Estado omisso e inoperante.

Um lugar entregue ao abandono e descaso. Naquela região instalou-se o caos. Ameaças, assassinatos, impunidade, grilagem, madeireiros tomam contam da região ditando normas e impondo a força, a lei , tornando reféns os moradores. O Sr. Adelino Ramos esteve, em 22 de julho, 2010 participando da audiência, em Manaus, junto ao Ouvidor Agrário Nacional Dr. Gercino Filho e Comissão de Combate à Violência e Conflitos no Campo. Com outras lideranças denunciou as ameaças que vinha sofrendo constantemente, inclusive citando nomes dos ameaçadores. Apesar disso nenhuma providência efetiva foi tomada…

Temos hoje, outras lideranças desta área que estão sofrendo ameaças e que tiveram que deixar sua casa para não serem mais uma vítima.

Tememos por suas vidas.

Nesta semana estivemos na Secretaria de Segurança do Estado do Amazonas, na Polícia Federal, INCRA; pedindo proteção e segurança às lideranças e seus moradores, até o momento, nada foi feito.

Com indignação recebemos esta notícia e perguntamos quantas lideranças ainda precisam ser vitimadas para que o Estado Brasileiro, o Estado do Amazonas assumam este território, protegendo as Comunidades Tradicionais, estabelecendo ali ações e medidas permanentes para garantir ali a presença do Estado coibindo as ações criminosas de quem dita a lei.

Que o assassinato do Dinho não seja mais um a ficar impune como os demais e que seja um grito por justiça. Os Povos da Amazônia gritam por Paz, Justiça e Segurança.

 Auriédia Marques da Costa
Comissão Pastoral da Terra – Regional Amazonas

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: