Plataforma Livre “Blogoosfero” é aprovada no 2º Encontro Nacional de Blogueir@s

Blogosfera brasileira ganha uma plataforma livre que garante sua autonomia, liberdade de hospedagem e administração de blogs e redes sociais próprias

O Blogoosfero,  serviço integrado que possibilita criar e administrar blogs, redes sociais, assim como definir metapáginas agregadoras de páginas e links tipo paper.li / blogs / instant mensager / redes sociais / murais / atividades / blogs clonados, foi aprovado no 2º Encontro Nacional de Blogueiros, realizado entre 17 e 19 de junho em Brasília.A plataforma foi apresentada por Vicente Aguiar da Colivre (BA) e Sérgio Luís Bertoni (ParanáBlogs) na atividade autogestionada Perseguição e censura contra a blogosfera, realizada na tarde de sábado, 18, discutida e aprovada no grupo de trabalho 4, realizado no domingo, 19, onde se destacou a importância da blogosfera gerir sua própria plataforma, deixar de ser apenas consumidora e passar a ser também administradora e provedora de serviços de internet, além de apoiar na prática do desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Por ser aberta e colaborativa, a plataforma possibilita que sejam integradas as demais iniciativas já em curso, tais como: a #teialivre, a #redeliberdade, o agregador de blogs do Barão de Itararé, a proposta de Paulo Henrique Amorim de criação de um pool de advogados para defender os blogueiros “sujos” e a de Rodrigo Viana de criação de uma cooperativa/pool para venda de publicidade, etc, mantendo a autonomia e independência de cada uma delas ao mesmo tempo que as integra.

O Blogoosfero ajudará também no processo de aproximação, integração e colaboração mais estreita entre o movimento de Blogueiros Progressistas com os movimentos de Software Livre e Cultura Digital.

Mais informações em: https://paranablogs.wordpress.com/2011/06/14/blogoosfero-plataforma-livre-para-autonomia-da-blogosfera-brasileira/

4 Responses to “Plataforma Livre “Blogoosfero” é aprovada no 2º Encontro Nacional de Blogueir@s”

  1. Acho muito importante registrar os termos em que ela foi “aprovada”, e, em especial, dizer o que significa essa aprovação. Salvo engano, signifca que haverá um incentivo pel@s BlgoProgs ao uso dessa tecnologia, como forma de fortalecer o desenvolvimento tecnológico nacional, sem que isso prejudique os hábitos no uso de outras ferramentas.

    Excelente iniciativa e fico bem orgulhoso de ser BlogProg e de ter participado desse grupo 4, especificamente. Abraço aos que meteram a mão na massa para fazer disso realidade.

    • Ao aprovar o relatório do grupo 4, a plenária do #2BlogProg aprovou também a Plataforma Blogoosfero, dando continuidade aos processos de criação coletiva iniciados no @ParanáBlogs e @BlogProgBa que já haviam debatido e aprovado a plataforma em seus encontros estaduais.

      É super importante que @s BlogProgs incentivem a iniciativa que significa não só desenvolvimento tecnológico nacional, não só segurança d@s blogueir@s, mas também a integração dos movimentos BlogProg, Software Livre e Cultura Digital.

      O Blogoosfero soma, agrega, integra e mantém a diversidade e a autonomia. O Blogoosfero é colaborativo.

      Vamos que vamos, todos juntos construindo a política do século XXI.

      Parabéns ao Grupo 4 e a tod@s os participantes do 2º Encontro Nacional de Blogueir@s Progressistas

  2. O Blog da Dilma e o Blog Desabafo Brasil participará da bela iniciativa. Precisamos fortalecer a blogosfera progressista do Brasil para enfrentar as armadilhas do Império Norte Americano. Um grande abraço a todos, Daniel Bezerra – editor geral – E-mail: blogdadilma13@gmail.com ou 85 – 99640672(TIM)

Trackbacks

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: