Renda do trabalhador brasileiro é a melhor em 50 anos; Petistas comemoram

Erika_BerzoiniDados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgados na última quinta-feira (4), mostram que o Brasil registrou a melhor distribuição de renda das últimas décadas.

Segundo o estudo, o crescimento econômico, aliado à política de valorização do salário mínimo elevou a renda do trabalhador brasileiro e permitiu, pela primeira vez, que parcela significativa da população saísse do nível da pobreza.

O estudo mostra também que houve elevação de 14,8% de participação do rendimento do trabalho na renda nacional, no período entre 2004 e 2010. Ao mesmo tempo, aponta redução no nível de desigualdade na distribuição da renda em 10,7%, nesse mesmo período.

Os deputados Erika Kokay (PT-DF) e Ricardo Berzoini (PT-SP) e comemoram a conquista obtida pelos trabalhadores e creditam o resultado da pesquisa à política assertiva do então presidente Lula e que tem continuidade com a presidenta Dilma Rousseff.

“Os dados revelam a política correta dos oito anos do governo Lula que tem continuidade com a presidenta Dilma. O aumento de renda dos trabalhadores é consequência de política de Estado, que valoriza o salário mínimo ao mesmo tempo em que induz o desenvolvimento nacional a partir da eliminação de desigualdades sociais”, avaliou Erika .

De acordo com a deputada, o Brasil rompeu com a lógica neoliberal instituída pelo governo FHC (1995-2002), onde, segundo ela, havia redução de gasto e achatamento salarial dos trabalhadores. “A lógica dos governos Lula e Dilma é crescer com distribuição de renda”, disse.

Berzoini compartilha da mesma opinião. Para ele, o modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil a partir de 2003, foi essencial para o quadro positivo apresentado pelo Ipea.

“Medidas como política de recuperação e valorização do salário mínimo, fortalecimento do mercado interno, redução da taxa de desemprego e formalização de postos de trabalhos a partir da ação fiscalizadora do Ministério do Trabalho e o papel mobilizador dos sindicatos contribuíram para a transformação estrutural do país”, ressaltou.

Benildes Rodrigues

http://www.ptnacamara.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8331:ipea&catid=42:rokstories&Itemid=108

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: