Programação da I Semana das Tecnologias Sociais – 15 a 19 de agosto

Dia 15.08 – 20h
ABERTURA – PAINEL Afinal de contas, o que é Tecnologia Social?
PARTICIPANTES CONFIRMADOS
PROFº DR. RENATO DAGNINO – pesquisador do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências da Unicamp. Uma das principais referências sobre Tecnologia Social na academia brasileira.
TS RÁDIO PELA EDUCAÇÃO, César Souza, da equipe de coordenação – Atividade ganhadora do Prêmio Fundação Banco do Brasil 2009, na Região Norte.
TS ADOLESCENTES PROTAGONISTAS, Marcia Acioli, do Inesc – O Instituto de Estudos Socioeconômicos também foi vencedor do Prêmio FBB em 2009, com uma Tecnologia Social que integrou os jovens nas suas comunidades.
+ FORUM PR DE TECNOLOGIA SOCIAL
LOCAL: Auditório do Campus Juvevê da UFPR (Av. Bom Jesus, 650) – Sede do Departamento de Comunicação Social, TV UFPR e Imprensa Universitária. Com estacionamento próprio.

Dia 16.08 – 14h
EDUCOMUNICAÇÃO – DEBATE TEMÁTICO Educomunicação, do reforço escolar ao empoderamento das comunidades
PARTICIPANTES CONFIRMADOS
TS RÁDIO PELA EDUCAÇÃO, César Souza, da equipe de coordenação – Atividade ganhadora do Prêmio Fundação Banco do Brasil 2009, na Região Norte.
TS ADOLESCENTES PROTAGONISTAS, Marcia Acioli, do Inesc – O Instituto de Estudos Socioeconômicos também foi vencedor do Prêmio FBB em 2009, com uma Tecnologia Social que integrou os jovens nas suas comunidades.
+ PROJETOS DESENVOLVIDOS EM CURITIBA (livre participação)
LOCAL: Auditório da Casa do Jornalista, sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Rua José Loureiro, 211 – Centro). Com estacionamento próprio.

Dia 16.08 – 19h30
EDUCAÇÃO – PAINEL Educação e Tecnologia Social: ciência vivida na prática
PARTICIPANTES CONFIRMADOS
ESCOLA MUNICIPAL PROF. FAUZE FILHO, de CAMPO GRANDE (MS): Iniciativa vencedora da etapa regional do Prêmio Finep de Inovação em 2010, na categoria Tecnologia Social, com o projeto “Amigos da Cidadania – Cultura e Meio Ambiente”. Participarão Aparecida Picolo, pedagoga responsável pelo projeto; Tânia Gomes, diretora da escola; Claudia Rocha de Lara, professora que desenvolve trabalho com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); Laurizete Nicolau, arte educadora do projeto.
COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI, de Curitiba (PR): Ações pioneiras na integração do Curso Integrado de Meio Ambiente às práticas agroecológicas e disseminação deste conhecimento no entorno do colégio. Participarão Célia Luzzi, diretora do colégio; professor Dílson Battistella, do projeto Laboratório Itinerante do Conhecimento; professora Claudemira Lopes, do projeto de Etnobotânica.
FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL – PRÊMIO APRENDER E ENSINAR TECNOLOGIA SOCIAL. A confirmar. Esta nova premiação da FBB premia professores de todo o Brasil que tenham utilizado Tecnologia Social para melhorar o ensino nas suas instituições.
+ FORUM PR DE TECNOLOGIA SOCIAL
LOCAL: Auditório do Colégio Estadual Paulo Leminski (Av. Cel Augusto Almeida Garret, 135 – Tarumã).

Dia 17.08 – 08h30
FINANCIAMENTO – PAINEL Fomento à pesquisa aplicada e projetos em Tecnologia Social
PARTICIPANTES CONFIRMADOS
FINEP – DANIEL CARVALHO – A empresa pública Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), mantém editais para a realização de projetos continuamente. Daniel Carvalho explicará o funcionamento da Área de Tecnologias para o Desenvolvimento Social (ADTS), onde parte destes documentos são elaborados.
FUNTEC do BNDES – A confirmar.
SECIS/MCT – Secretaria da Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis). A confirmar.
+ FORUM PR DE TECNOLOGIA SOCIAL

Dia 17.08 – 14h
OFICINA Indicadores sociais para políticas públicas, projetos de pesquisa e de transformação social
Exposição sobre o uso de bancos de dados para a elaboração de projetos, como os disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Orbis – Indicadores de Sustentabilidade. INSCRIÇÃO SOMENTE PELO ENDEREÇO ELETRÔNICO WWW.CRTS.ORG.BR. Como o número de participantes é limitado, terão preferência as pessoas não-residentes em Curitiba, pois esta oficina será ofertada mais vezes para quem reside na capital. Interessados terão a participação confirmada, por email ou telefone, na segunda-feira, dia 15/08.

Dia 17.08 – 19h30
INDICADORES SOCIAIS – PAINEL Indicadores sociais fazem a diferença antes, durante e depois na gestão pública e de projetos
PARTICIPANTES CONFIRMADOS
IBGE/PR – LUÍS ALCEU PAGANOTTO e HÉLIO HIGA –
Responsáveis pela Supervisão de Disseminação de Informações do IBGE/PR, que há mais de uma década tem dado suporte na elaboração de políticas públicas, pesquisas e reportagens jornalísticas em todo o Paraná.
IPARDES – LOUISE RONCONI DE NAZARENO – Ela é socióloga e integra o Núcleo de Estudos Populacionais e Sociais do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), órgão de apoio à administração pública mantido pelo governo do Paraná.
ORBIS – Indicadores de Sustentabilidade – Equipe responsável pelo acompanhamento dos indicadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), elaborados pela Organizações das Nações Unidas (ONU). O escritório de Curitiba monitora as 5.565 cidades brasileiras. Iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), do Serviço Social da Indústria (Sesi-PR) e do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD).
+ FORUM PR DE TECNOLOGIA SOCIAL
LOCAL: Auditório do Campus Juvevê da UFPR (Av. Bom Jesus, 650) – Sede do Departamento de Comunicação Social, TV UFPR e Imprensa Universitária. Com estacionamento próprio.

Dia 18.08 – 08h
CASOS DE SUCESSO – PAINEL Executivo, Legislativo, Academia e Terceiro Setor: boas práticas e casos de sucesso
PARTICIPANTES CONFIRMADOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ANÁPOLIS (GO)
, FABRÍZIO RIBEIRO – O órgão municipal criou um centro de referência, onde capacita e reaplica Tecnologia Social; um centro de recondicionamento de computadores, para as políticas de inclusão digital; e tornou-se uma referência para as políticas públicas do poder municipal.
PROJETO DE LEI PARA PROGRAMA DE FOMENTO À TECNOLOGIA SOCIAL EM MINAS GERAIS – DEPUTADO ESTADUAL ALMIR PARACA – A iniciativa do deputado inclui na lei de inovação científica de Minas Gerais o debate sobre tecnologias sociais, estipulando formas de financiamento e criando um cadastro estadual de entidades que atuam no desenvolvimento e reaplicação de Tecnologia Social.
LOGÍSTICA REVERSA – VEREADORA JULIETA REIS – A cidade de Curitiba, antes da aprovação no Congresso Nacional, já criou legislação própria e estipulou regras para o descarte final de resíduos especiais, como o lixo tecnológico, implantando como norma a logística reversa (quem produz e comercializa precisa destinar adequadamente os equipamentos obsoletos). A vereadora é co-autora da proposta, junto dos vereadores João do Suco e João Claudio Derosso.
UBERABA DIGITAL – REDE DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA – Projeto de animação de redes apoiado pela FIEP, mediante convênio com a Associação Comercial e Industrial do Uberaba (bairro de Curitiba), promoveu a criação de uma zona livre para acesso à internet wi-fi, com mais de 700 usuários registrados. O projeto integra uma rede de Cidades Digitais identificadas pela iniciativa no Paraná.
+ FORUM PR DE TECNOLOGIA SOCIAL
LOCAL: Auditório do Mercado Municipal de Orgânicos (Rua da Paz, ao lado do Mercado Municipal. Perto da Rodoferroviária).

Dia 18.08 – 19h30
ENCERRAMENTO – PAINEL Tecnologias Sociais no Paraná: conhecer para reaplicar
A atividade de encerramento do evento foi pensada como um desfile de Tecnologia Social. Até 24 iniciativas paranaenses serão apresentadas para um público de autoridades, formadores de opinião, desenvolvedores de projetos sociais e curiosos. Ao final, será aberta a consulta pública para a elaboração dos programas estadual e municipais de apoio à Tecnologia Social, com entrega simbólica de documento do Fórum PR de Tecnologia Social ao governo do Paraná e prefeituras presentes.
+ FORUM PR DE TECNOLOGIA SOCIAL
LOCAL: Auditório do Colégio Estadual Paulo Leminski (Av. Cel Augusto Almeida Garret, 135 – Tarumã

Fernanda Favoratto Martins
Rede de Participação Política / Redes de Desenvolvimento Local
Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Sistema FIEP
Fone: +55 (41) 3271-7613 Cel: +55 (41) 8821-2161
fernanda.favoratto
@ Fer_Favoratto

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: