17º Curso Anual do NPC discute comunicação num mundo em ebulição

folder

O 17º Curso Anual de Comunicação do NPC neste ano ocorrerá de 16 a 20 de novembro no Clube de Engenharia, Centro do Rio de Janeiro. O curso é referência para sindicalistas, jornalistas, militantes sociais, professores e estudantes de comunicação do país inteiro, interessados em pensar a força da mídia e seu papel central na disputa de hegemonia na sociedade.

foto

Noite de abertura do Curso de 2010

“Além de promover uma ampla discussão sobre os diversos temas propostos, o objetivo deste curso também é estimular e dar ferramentas para que os comunicadores possam se fortalecer na disputa diária por hegemonia e na luta por um mundo justo e solidário”, explica o coordenador do NPC, Vito Giannotti. Professores, profissionais veteranos e jovens das áreas de cultura e comunicação e militantes ministrarão palestras e oficinas, proporcionando uma rica troca de conhecimento e experiências com os participantes.
Clique aqui e confira o folder com a programação completa.

Século XXI: mídia e ebulição do mundo latino, árabe e europeu

Foto 1
A mesa “Século XXI: mídia e ebulição do mundo latino, árabe e europeu” contará com a presença do jornalista e sociólogo espanhol Ignacio Ramonet, ex-editor do Le Monde Diplomatique, do também espanhol Pascual Serrano, jornalista e autor do livro “Desinformação: como os meios de comunicação ocultam o mundo” e do professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, Dênis de Moraes, autor de “A Batalha da Mídia na América Latina” e de “Vozes abertas da América Latina: Estado, políticas públicas e democratização da comunicação”.

Arte e política na batalha das ideias

foto

Na discussão sobre arte e política na batalha de hegemonia, o cineasta Jefferson D, morador da periferia de São Paulo e diretor do filme “Bróder” dividirá a mesa com Sílvio Tendler e Marcelo Yuka. Beth Carvalho ficou de passar por lá.

O céu de assalto

foto

Os professores Virgínia Fontes, Adelaide Gonçalves e Mauro Iasi falarão dos 140 anos da Comuna de Paris, primeira experiência em que, nas palavras de Karl Marx, “os trabalhadores tomaram o céu de assalto”. A mesa “Do jornal à internet: hegemonia e luta de classes” contará com a participação do jornalista Altamiro Borges, do Centro de Estudos Barão de Itararé, de Beto Almeida, jornalista e Membro da Junta Diretiva da Telesur, Renato Rovai, editor da Revista Fórum e de Silvio Mieli, jornalista e professor da PUC de São Paulo.

A mídia e o Plano Nacional de Direitos Humanos

foto

Os ataques da direita, através da mídia, ao Plano Nacional de Direitos Humanos serão debatidos pelo ex-secretário Nacional de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, pelo dirigente do MST, João Pedro Stedile, pelo cientista político, Venício Lima e pelo jornalista e professor Gilberto Maringoni.

Megaeventos e movimentos sociais

Foto

No 17º Curso Anual do NPC estarão em debates temas quentes e atuais como os megaeventos que serão realizados no Brasil nos próximos anos, e a cobertura que a mídia dá a temas tabus como aborto, homofobia, machismo, racismo e favela. Para conversar sobre esses assuntos o NPC convidou: Raquel Moreno, Romário, Luís Mott e Joel Zito Araújo, dentre outros.

História do Brasil: debate sobre o filme Cidadão Boilesen

filme

Após a exibição do premiado documentário Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski, sobre a participação das empresas na implantação da ditadura civil-militar no Brasil, o jornalista de O Globo, Chico Otávio, participará do debate e falará da sua série de reportagens sobre o atentado do Riocentro. O jornalista e escritor Alípio Freire e o professor da Unicamp, Reginaldo Moraes, também participam deste debate.

Oficina especial sobre educação com Gaudêncio Frigoto

foto

Além das mesas haverá também seis oficinas. Uma delas será uma conversa sobre Comunicação e Educação com o professor Gaudêncio Frigotto, da Faculdade Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Vito Giannotti dará uma oficina sobre diagramação de jornais, revistas e cartilhas. Haverá também oficinas sobre redes sociais na internet, rádio comunitária e linguagem.

Desafios para manter jornais sindicais de qualidade / Experiências atuais de comunicação alternativa / Uso da internet, do rádio e da televisãotambém serão assuntos tratados neste 17º Curso Anual de Comunicação do NPC.

foto

Encerramento do 15º Curso Anual do NPC com João Moreira Sales, MC Leonardo, Marcelo Freixo e João Pedro Stédile

Inscrições

Para fazer sua inscrição, solicite a ficha pelo e-mail npiratininga@uol.com.br. Há dois tipos de inscrição: Com estadia (R$ 990,00) e sem estadia (R$ 550,00). A hospedagem é em apartamento duplo no Hotel Itajubá e Hotel OK (ambos na Cinelândia), das 12h do dia 16/11 e às 12h do dia 20/11. As bolsas de 40% de desconto para estudantes de comunicação estão encerradas. Todas as inscrições dão direito a almoço e ao material do curso (pasta, apostila e bloco). Nos dias 17, 18 e 19/11 haverá lanche. O jantar não está incluído.

Contato

Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC /p>
Falar com Augusto, Marina, Vito ou Claudia.
Telefones: (21) 2220-5618 e 2220-4895
E-mail:
npiratininga@uol.com.br
Site: www.piratininga.org.br

Twitter: @NPC_

Facebook: http://www.facebook.com/nucleopiratininga

Veja momentos marcantes dos cursos anteriores

foto

Expediente

Núcleo Piratininga de Comunicação

Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 – CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618
www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: