Maravilhosa vista do eficiente transporte coletivo de Curitiba.

Do Blog Rodopiou

Curitiba sempre – ou durante um tempo – foi um exemplo (sic) em mobilidade urbana e transporte público. É fato. Lá nos idos dos anos 70, quando o então prefeito Jaime Lerner, junto com os técnicos do IPPUC planejaram o modal,  houve certamente um planejamento para que as pessoas dessem preferência ao ônibus, que teve inovações como as estaçôes tudo, os expressos, a rede integrada, etc. Para uma cidade a sua época, foi ótimo, até futurista.

O tempo passou e as transformações vieram. A cidade cresceu, várias indústrias se instalaram, a população aumentou, enfim,  tudo aquilo que uma metrópole sofre.

Foto do Gustavo Lopes no Facebook – Maravilhosa vista do eficiente transporte coletivo de Curitiba.

Com o transporte público as mudanças também vieram. Só que para pior. Os ônibus ficaram lotados,  os acidentes aumentaram,  a tarifa SÓ aumentou – tirando a jogada de marketing que o então vice-prefeito Beto Richa fez em 2004, diminuindo R$0,10 da tarifa, para ter visibilidade e claro dar início a sua campanha -, mas o que considero pior é que o sistema continua sem transparência. Continua porque os empresários que dominam o sistema hoje, dominavam ele há 50 anos atrás, e a planilha de custos é visivelmente desonesta.

De fato não foram feitas mudanças estratégicas e que realmente resolvessem os gargalos do sistema. Colocaram lá um ônibus azul que dizem ser o maior do mundo, deram uma arrumadinha nos terminais, e fizeram a rua mais cara do mundo, conhecida como Linha Verde.

A cidade que era modelo por ser planejada urbanisticamente, hoje é modelo em propaganda de um sistema falido. Isso é indiscutível. Fzem propaganda com algo que o Lerner fez na década de 70.

Mas é claro que tudo para os nossos administradores está tudo Ó-TI-MO!

“Curitiba tem a imagem, dum paraíso na terra”, já diz o hino da cidade.

Segundo postagem do super isônomo jornalista(?) Fábio CampanHa, 84% da população (hein?) aprova o sistema de transporte público de Curitiba, conforme pesquisa (encomendada adivinhem por quem?) da Paraná Pesquisas.

CUMU É QUE É?!

Ah, eu sei, vão sobrar conformados, e virão com as pérolas:

“-Ahh pare de chorar Cleverson, em São Paulo é pior”

“-Eu conheço BH e em BH é pior!”

“-Já foi no RJ? É  horrível!”

“-Na PQP é pior, eu conheço!!!”

Sem mediocridades por favor! Cada cidade com suas particularidades.

2012 tá aí, propaganda e companha antecipada à rolé.

Vamos de fato debater e exigir as melhorias para o transporte público de Curitiba? Ou Curitiba ficará conhecida não como cidade modelo em planejamento para o transporte público para milhares de pessoas, mas sim modelo em transporte de prefeitos do Palácio 29 de Março para o Palácio Iguaçu?

Você aprova o sistema de transporte público?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: