O que merece ser notícia?

Do blog do  Polaco Doido

Se algum leitor deste espaço insalubre costuma informar-se somente através dos programas de televisão, jornais de circulação nacional ou grandes portais da internet provavelmente ainda não tomou conhecimento da bomba que estourou na ultima sexta feira e que, sem dúvida nenhuma, vai abalar as estruturas do PSDB tupiniquim, atingindo principalmente seus maiores caciques nacionais, Fernando Henrique Cardoso e São José Serra o atingido.

O livro “A Privataria Tucana” de Amaury Ribeiro Jr. é realmente uma bomba no colo dos chefes do PSDB e, se você acredita que o polaco doido não tem credibilidade para dar uma informação deste tipo, ouça o comentário de Luciano Martins Costa, para o Observatório da Imprensa.

Já li alguns capítulos do livro do Amaury e assisti a entrevista que ele deu na última sexta feira, aqui. Posso assegurar que as informações contidas na obra, são suficientes para convencer qualquer alienado, defensor ferrenho das mutretas do PSDB, como nosso visitante e assíduo comentarista o Sandro.

O livro vendeu 15.000 cópias só na sexta feira no dia do lançamento e a grande imprensa não deu nenhuma notinha!

Mas mais chocante que o silêncio da grande imprensa corporativa, é o silêncio do primeiro time de blogueiros aqui da capital do estado.

Joice Hasselmann, da Band News e da rede Massa, não se deu ao trabalho de colocar nenhuma notinha em seu blog, um dos melhores e mais acessados do estado.

Rogério Galindo da Gazeta do Povo e do caixa Zero, um dos blogs que tenho o maior prazer de ler diariamente, também não.

O Jota Agostinho, que enche o peito para afirmar que recebe mais de 6.000 visitas diárias (esse bloquezinho mequetrefe aqui, num dia bom, atinge no máximo 200 visitas), limitou-se e replicar as capas da Veja e da Carta Capital dessa semana e alguns trechos da entrevista do editor do livro para o sitio 247.

O Fábio CampanHa, também não, mas ele eu até entendo, é patrocinado pelos Caciques do PSDB do estado e não vai divulgar nada que seja ofensivo àqueles que colocam o feijão, o salmão e peru de natal em sua mesa.

O próprio autor do livro denuncia que governos estaduais e municipais pautam a mídia corporativa através de “patrocínios” indiretos. Oferecem incentivos a alguma grande empresa multinacional e esta empresa, enche as páginas de jornais e revistas com publicidade e, em contra partida, os jornais e revistas agraciados, calam-se quando o assunto atinge seus patrocinadores indiretos.

Todos os blogueiros citados acima estão ligados às grandes corporações midiáticas que controlam as informações de massa na terrinha de pinheiros e lógico, fazem parte do esquema.

Sobra então para os blogueiros independentes (periféricos) e os outros poucos que têm a sorte de ser patrocinados pelos partidos de esquerda brasileiros, a tarefa de divulgação do excelente livro do Amaury Ribeiro Júnior.

A questão que fica é:

Como tornar pública, uma denúncia tão grave contra atores tão influentes da política nacional. Se nem mesmo os representantes mais influentes da blogosfera midiática, se propõe a divulgar essas denúncias?

Como fica?

O Polaco Doido, o Anais, o Ornitorrinco,o Bóia Quente, o Tirando a Limpo,o VivaSamas, o Esmael, o Tarso, o Lado B e o excelente Rodopiou do Clevreson Lima têm uma audiência de pouco mais que traços entre a imensa audiência dos blogs do estado.

Como tornar pública as denúncias do livro “A Privataria Tucana”?

Uma obra jornalística que atinge também, grandes nomes da oligarquia política do estado quando aborda, ainda que brevemente, a privatização e a CPI do Banestado.

Pois é, É mesmo complicado este trabalho de formiguinha.

Pense nisso.

Quem são os maiores anunciantes da Gazeta, RPC, Band News, Rede Massa e assemelhados?

Quantos benefícios esses “anunciantes” receberam do estado nos últimos meses?

É uma tarefa voluntária e desgastante tentar levar uma informação independente para a sociedade pensante do estado, porém nós, os blogueiros, tuiteiros e facebuquerios independentes fazemos nossa parte.

E você?

O que você faz para ser ouvido?

Polaco Doido

One Comment to “O que merece ser notícia?”

  1. _A polêmica em torno do assunto “o que é notícia” é um clássico na universidade. Dependendo da linha econômica, vai de um extremo ao outro [na Federal, a mídia pauta-se pelos interesses dos patrocinadores; na PUC, notícia vincula-se à relevância do editor-chefe]. Em um país com 75% de analfabetos funcionais, as mídias tradicionais possuem um poder de influência muito grande. Depois desta obviedade, trabalhos como o de Amaury Ribeiro Jr. precisa ser “formatado” para outras mídias. Se colocar gatinhos entre as principais denúncias que o livro traz, o video “vai bombar” nas redes sociais…

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: