Campo majoritário do PT aprova política de alianças para 2012 em Curitiba

Do Blog Lado B

Preferência declarada é pelo PDT de Gustavo Fruet

Fonte: PT Curitiba

Um aceno para a aliança com a base de apoio ao Governo Dilma.

No que depender dos integrantes da corrente CNB – Construindo um Novo Brasil -, o chamado campo majoritário do PT, a legenda terá como estratégia fazer alianças com partidos da base de sustentação do governo da Presidenta Dilma Rousseff nas eleições municipais do ano que vem em Curitiba. É o que diz o documento aprovado pelos militantes, filiados e simpatizantes da CNB em plenária que aconteceu na manhã de sábado (17). Embora não esteja escrito, mas já está bastante claro, a preferência nesse sentido se dá em torno da candidatura de Gustavo Fruet (PDT) na disputa à prefeitura da capital paranaense. Um dos que defendem a aliança com o PDT e o apoio à candidatura de Fruet logo no primeiro turno é o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que disse não ter do que reclamar das alianças com o partido no passado. “Já fizemos coligação com o PDT e ele nos ajudou a eleger a Dilma. Também elegemos os nossos dois senadores graças a essa articulação”, disse.

Plenária reuniu mais de 200 militantes da CNB.

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, também acenou com o apoio à Gustavo Fruet, pois enxerga na sua candidatura uma viabilidade maior de derrotar o grupo hegemônico que está à frente da Prefeitura de Curitiba há quase três décadas e, a partir da união com os partidos da base de sustentação do governo Dilma, ela vê chances de o PT crescer na cidade e ampliar sua representação. “Além dos nomes do próprio PT, temos duas candidaturas dentro da base aliada, que são as de Ratinho Júnior (PSC) e a do Gustavo Fruet. Respeito muito o Ratinho, mas, no momento, a candidatura do Gustavo é a mais viável”, afirmou a ministra.

A CNB é a tendência do chamado campo majoritário do PT

O pré-candidato do PT, integrante do campo majoritário, Ângelo Vanhoni, que já disputou por duas vezes a eleição para a prefeitura de Curitiba também se mostrou bastante disposto a abraçar uma estratégia de alianças que seja vencedora e que assegure a humanização da gestão das políticas públicas. O foco na qualidade de vida das pessoas sempre foi a marca das propostas do PT para a administração municipal de Curitiba. O vereador Pedro Paulo Costa, por sua vez, defende que as alianças tenham por meta também a eleição de uma bancada maior de vereadores e que a candidatura majoritária abraçada pelo PT carregue ainda a bandeira da integração com os municípios da região metropolitana. “Temos de começar essa integração pelo processo eleitoral e estendê-la ao governo. Vamos construir uma administração que não se encerre apenas no governo de Curitiba, mas que seja voltada para toda a região metropolitana, a fim de expandir o desenvolvimento e não gerar bolsões de miséria e de condições precarizadas de vida em torno da cidade”, argumentou.

Ministra Gleisi é uma das lideranças do campo majoritário que acredita na viabilidade da aliança com Gustavo Fruet (PDT)

A aprovação do documento da CNB foi por aclamação. A presidente do diretório municipal do PT de Curitiba, Roseli Isidoro, avaliou que o resultado final da reunião foi satisfatório. “Cumprimos mais uma etapa do debate interno da corrente, onde desde o início temos defendido a necessidade de dialogar com os partidos que integram nossa aliança nacional, em particular as legendas do PDT e PSC. Nossa tarefa, agora, consiste em estabelecer para janeiro, junto à Executiva Municipal, uma agenda de reuniões com esses partidos, aprofundar as discussões com o conjunto do PT, nossos diretórios zonais, setoriais e núcleos de base em torno da proposta aprovada da política de alianças”, disse. O encontro municipal que definirá o processo irá ocorrer no mês de abril. “Até lá, nosso objetivo também se concentrará no diálogo permanente com a militância, buscando a construção da unidade partidária e o início do processo de mobilização para as eleições de 2012″ concluiu.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: