Entre BRICs, Brasil é único que mantém Internet livre. Isso faz a diferença!

Artigo sugerido por Valeria Moraes, de Brasília

INTERNETS

Por Ronaldo Lemos
ronaldolemos9@gmail.com

Entre BRICs, Brasil é único que mantém rede livre

Há algumas semanas saiu um relatório da OECD (organização que reúne países desenvolvidos) recomendando maior “proteção ao livre fluxo de informações” na internet. A recomendação faz sentido: foi-se o tempo em que a internet podia ser considerada como um território livre.

Mesmo países desenvolvidos vêm adotando leis que geram censura e controle exagerado, como a Sinde, na Espanha, ou a Hadopi da França.

Mas o que chama a atenção é que, dentre os BRICs, só o Brasil está firme em preservar garantias à liberdade na rede. Todos os outros países cruzaram a linha e enxergam a internet como inimiga potencial dos regimes.

A China é caso notório. Sua “Grande Muralha virtual” serve para banir redes sociais como Facebook ou Twitter. E lá existe controle rigoroso do que se diz on-line.

Rússia e Índia seguem na mesma direção. A Rússia suspendeu seu apoio à liberdade na rede no plano internacional. Nas últimas eleições, a polícia foi usada para confiscar servidores, prender blogueiros e censurar fóruns.

Na Índia, a remoção de conteúdos tornou-se comum. O governo exige que provedores filtrem tudo que possa gerar “desarmonia”.

Enquanto isso, a situação no Brasil ainda é diferente. É claro que há ventos de controle soprando e o Judiciário tem errado a mão com a rede.

Mas, por ora, a principal iniciativa do governo na área digital é o Marco Civil, lei que estabelece princípios de liberdade. É uma forma de pôr em prática os princípios da OCDE e dar o exemplo para os países desenvolvidos e para os colegas do BRIC.

Nota desta Redação:

Mas não é só na Internet que o Brasil se destaca entre os Brics (sim só o B é maiúsculo)!

Só o Brasil é uma sociedade aberta com sistema democrático, eleições livres e diretas, liberdade de expressão, políticas públicas universais, sociedade civil organizada, sindicatos combativos e independentes, movimento de blogueir@s progressistas, sistema partidário relativamente estável (com partidos com mais de 1 milhão de filiados voluntariamente),  agricultura, indústria e serviços em bom estágio de desenvolvimento, diversidade econômica, social, política, cultural, racial, religiosa, etc. Embora preconceitos de todas as matizes ainda persistam em se manifestar por aqui, nem se comparam ao que é praticado em outros países do chamado Bric.

Só no Brasil há um processo de crescimento econômico aliado a redistribuição de riquezas, ainda que tímida, e inclusão social e econômica de amplas camadas da população nativa.

Também não podemos nos esquecer que temos biodiversidade, reservas de petróleo e água e acesso a energia solar como nenhum dos outros Bric.

E o mais importante: O Brasil é o único país dos Brics que elegeu um operário e uma mulher para a Presidência da República!!!

Leia também:

EUA atacam Liberdade de Expressão
Internet sofre mais um ataque da censura. Agora é na Belarus do ditador Lukashenko
Pela liberdade de expressão dos blogueiros!
Blogosfera e liberdade de opinião sob ataque no Paraná
Paraná rumo à Idade Média: Mais um blogueiro perseguido!
Manifesto em defesa da Liberdade de Expressão

3 Comentários to “Entre BRICs, Brasil é único que mantém Internet livre. Isso faz a diferença!”

  1. Que a internet continue livre no Brasil. É fundamental para a democracia.

    • A liberdade da internet no Brasil vai depender muito mais da mobilização social, dos usuários, dos internautas, do povo da cultura digital e do software livre que propriamente dos governos e das corporações, que cedo ou tarde tentarão impor limites à liberdade de expressão ainda que isso seja expressamente proibido pelo artigo 220 de nossa constituição https://paranablogs.wordpress.com/lei/

  2. Texto du k ralho, parabens emocionou. ler um texto como o seu apos ter terminado de ler a Privataria tucana, é que me faz ver o qual grande são as tranformações que estamos passando,o quanto o Brasil foi prejudicado por PSDBs, DEMs e coroneis, pena que isso não chegue a estados como alagoas,piaui e outros que ainda vivem na era feudal.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: