Comunicação e Telecomunicação nos países BRICS e Mercosul é tema de debate em São Paulo

Enviado por Bertoni  do Blogoosfero

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Socicom e Barão de Itararé promovem o Ciclo de Debates Panorama da Comunicação e Telecomunicações. Na quarta-feira (6), Irene Gurgel do Amaral (bolsista do Ipea) e Marcos Dantas (professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro) debatem Comunicação e Telecomunicação nos países BRICS e Mercosul. A mediação será de João Claudio Garcia, jornalista do Ipea. O evento acontece na sede do Barão de Itararé, em São Paulo, a partir das 19h.

Os encontros do Ciclo discutem o Panorama da Comunicação e das Telecomunicações 2011/2012, lançado pelo Ipea, em debates semanais. Cinco artigos que compõem o volume 4 da obra serão expostos pelos próprios autores e discutidos com representantes de cada uma das entidade. Os debates têm transmissão ao vivo pelo http://www.anid.com.br/debate, com direito a chat e participação do internauta.

 Confira a agenda completa e programe-se:

-6 de junho: Comunicação e Telecomunicações nos países BRICS e Mercosul, com Irene Gurgel do Amaral (bolsista do Ipea); Marcos Dantas (professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e João Claudio Garcia (jornalista do Ipea)

-13 de junho: Mapa cognitivo: Ensino da Comunicação no Brasil, com Maria Cristina Gobbi (bolsista do Ipea); Igor Fuser (coordenador do curso de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero) e Mirlene Bezerra (jornalista do Ipea).

-20 de junho: Serviços, aplicativos e conteúdos digitais multiplataformas – Avanços no campo público da televisão digital, com Cosette Castro (bolsista do Ipea); Diogo Moisés (assessor da Empresa Brasil de Comunicação/TV Brasil e Coletivo Intervozes) e Fernanda Carneiro (jornalista do Ipea)

-4 de julho: Perspectivas e análises das tendências profissionais e ocupacionais para a área de comunicação no Brasil, com Andréa Fernandez (bolsista do Ipea); Marcia Quintanilha (diretora da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj) e Pedro Cavalcanti (jornalista do Ipea).

Fonte: Barão de Itararé

3 Comentários to “Comunicação e Telecomunicação nos países BRICS e Mercosul é tema de debate em São Paulo”

  1. Debate no SindicatoAinda na terça-feira, 11, às 19h, Marcio Pochmann, Daniel Castro, o jornalista Paulo Henrique Amorim, o jurista Fábio Konder Comparato e o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, José Augusto Oliveira, debateram o panorama da comunicação no Brasil. O encontro ocorreu na sede do Sindicato, diante de um auditório lotado por cerca de 180 pessoas. O debate foi organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé e teve Renata Mielli, dirigente da entidade, como mediadora.

  2. Um indício do pacto de não agressão diz respeito à forma como veículos tradicionais de comunicação noticiaram nesta manhã o depoimento de Rupert Murdoch, no parlamento inglês. Sim, Murdoch foi forçado a depor numa CPI na Inglaterra – não na Venezuela – para se explicar sobre a prática de grampos ilegais publicados pelo jornal News of the World. Nenhum jornalista, nem mesmo funcionário de Murdoch, levantou argumentos de um possível cerceamento à liberdade de expressão. Afinal, como todos sabem, a Inglaterra é um país livre.

  3. Os rumos do ensino da comunicação no país. Esse foi o tema do debate ocorrido ontem, em São Paulo, no Barão de Itararé. Promovida pela entidade, além do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Socicom, a atividade contou com a participação da pesquisadora Maria Cristina Gobbi, do Ipea, e Altamiro Borges, jornalista e presidente do Barão de Itararé. A jornalista Mirlene Bezerra, também do Ipea, mediou a conversa.

%d blogueiros gostam disto: